top of page

Genética e individualidade biológica

Acredito que, se você entender esse assunto, sua vida vai melhorar. Calma, explicarei melhor. Nós nascemos com metade dos genes da nossa mãe e metade do nosso pai, e são eles que dão origem às nossas características.


Na genética sempre existe um gene dominante. Por exemplo: sua mãe tem olhos claros e seu pai olhos castanhos. Se o gene dominante na hora da formação da cor dos seus olhos for da sua mãe, você nascerá com olhos claros e, se for do seu pai, a cor dos seus olhos será castanho.


Então, toda essa junção de genes dá origem à um material genético único. Compartilhamos características, mas o material genético nunca será o mesmo.


Bom, agora vamos trazer isso mais para a realidade. Tenho certeza que você tem aquele amigo que come de tudo e mais um pouco e dificilmente engorda, e aquele outro que só de comer um pedacinho de bolo já sente que ganhou um pesinho a mais. Talvez algum deles seja o seu caso. Bom, isso está ligado à genética. Pessoas que têm dificuldade em ganhar peso geralmente têm familiares magros, e aqueles que engordam com mais facilidade compartilham a característica em sua árvore genealógica.


Ganhar massa muscular, ter sucesso em algumas tarefas, melhorar o rendimento, ter mais habilidade em determinadas atividades, tudo isso está diretamente associado à genética.


O treinamento com toda certeza vai melhorar tudo, entretanto, a genética sempre vai prevalecer e limitar onde uma pessoa chegará.


É importante que entenda que todos melhoram com treinamento. Conseguimos evoluir muito, mas não conseguimos mudar quem nós somos. E entender isso é fundamental para seu desenvolvimento.


Se buscarmos igualar nossos corpos com o de outras pessoas, por mais que nos esforcemos e nos dediquemos ao máximo, muito provavelmente ao final do processo acabaremos frustrados por não conseguir alcançar nosso objetivo.


Sua alimentação, seus exercícios, precisam ser para você. Pois aquilo te dá resultado. Que pode acabar sendo totalmente diferente dos resultados que seu amigo tenha fazendo exatamente as mesmas coisas.


Depois de tudo isso espero que tenha entendido que, por mais que sejamos seres da mesma espécie, somos únicos. Cada um carrega um material genético diferente fazendo com que sejamos especiais por natureza.


PROFESSOR

Gabriel Perrone Cota

CREF SP

144942-G/SP

INSTAGRAM

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
blog zone.png

Em nosso blog você vai encontar conteúdos interessantes sobre atividade física, saúde e bem estar!

Post´s

Tags

Nenhum tag.
bottom of page