top of page

A importância da natação no tratamento de doenças respiratórias

Atualmente tem se falado bastante sobre os benefícios da prática regular das atividades aquáticas, seja elas, hidroginástica, natação ou hidroterapia, além de habilitar os praticantes a interagir no meio aquático, ainda trás consigo diversos benefícios em relação a saúde e também no tratamento de doenças respiratórias.


De acordo com estudos já realizados por otorrinolaringologistas, pneumopediatras e fisioterapeutas, é possível afirmar que pessoas portadoras de alguma doença respiratória crônica como asma, bronquite, sinusite, rinite entre outras, atestam uma melhora notável ou até mesmo a cura dessas doenças se inseridas num programa de práticas aquáticas.


Os movimentos e exercícios trabalhados na natação auxiliam no alongamento dos músculos intercostais, torácicos e diafragmáticos promovendo maior ventilação pulmonar, além de trabalhar constantemente a respiração, que coordenada durante a prática, alivia e ajuda na limpeza dos seios nasais.


Portanto, a natação que além de ser um esporte de alto rendimento, considerada a melhor estratégia para garantir a sobrevivência em meio líquido, também é capaz de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias se incluída num programa de treinamento adequado elaborado por profissionais.


Vale ressaltar que ela não inibe a importância de seguir as orientações / recomendações de médicos especialistas, mas pode ser por si só uma alternativa saudável e prazerosa no enfrentamento dessas doenças , reduzindo o volume de medicação, das crises e promovendo bem-estar acima de tudo gerado pela prática.


PROFESSORA

Barbara Theotonio de Almeida

CREF SP

155784-G

INSTAGRAM

@baah_theotonio

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
blog zone.png

Em nosso blog você vai encontar conteúdos interessantes sobre atividade física, saúde e bem estar!

Post´s

Tags

Nenhum tag.
bottom of page